Weby shortcut

Metodologias ativas no ensino da medicina

Atualizado em 08/08/18 20:35.

A reunião foi coordenada pela Profª Drª Edna Regina Silva Pereira, coordenadora do curso de medicina juntamente com Núcleo de Docente Estruturante NDE e Nucléo de Estudos e Pesquisa NEPES.

cenas do curso sobre metodologias ativas ofertado pela medicina

cenas curso metodologia ativa na medicina

Atividades:

  1. Período matutino: Oficina – TBL (ensino baseado em equipe)
  1. Período vespertino: Oficina - Mapa Conceitual

 

Público Alvo: Professores do primeiro e segundo ano da implementação do novo Projeto Pedagógico da FM/UFG

Local: Sala 09 da faculdade de Medicina/ UFG.

 

Objetivos:

  • Desenvolver conhecimentos e habilidades pedagógicas em metodologias ativas de ensino aplicadas ao novo Projeto Pedagógico da FM/UFG

 

No período matutino (8:30 – 11:30)  foi realizada a Oficina em TBL (ensino baseado na equipe) ministrada pelo Prof.Paulo Sérgio Sucasas Costa e  Profª Edna Regina da Silva Pereira.

Realizado exposição em 20 minutos sobre metodologias ativas de ensino e teoria do TBL. A seguir os participantes responderam questionários individuais e em grupo simulando  a metodologia.

Colocado em discussão a aplicação do método, bem como suas facilidades e dificuldades. Realizado o passo a passo para aplicação do método e feito orientações individuais.

Sugerido o uso da “raspadinha” para resposta da avaliação em grupo como um momento lúdico e descontraído do método.

No período vespertino (14:30 – 17:00) foi realizada oficina de Mapa Conceitual ministrada pela  Profª Maria Goretti Queiroz e Profª Alessandra Vitorino Naghettini, onde a metodologia utilizada na oficina foi a discussão em grupo para leitura de artigo, discussão do método, proposta de aplicação e o desenvolvimento de mapa conceitual pelo grupo em metodologia ativa de ensino como produto da oficina.

                                                                           

Referencia bibliográficas:

ANASTASIOU, L.G.C. e ALVES L.P. - Processos de Ensinagem na Universidade 9ª edição, Ed. Univille. SC.

GOMES, A.P. COELHO, U.C.D. CAVALHEIRO, P.O. BATISTA, R.S. - Artigo: O Papel dos Mapas Conceituais na Educação Médica.

COLOMBO, A.A, BERBEL N.A.N. -  Artigo: A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores

BOLLELA, V.R. SENGER, M.H. TOURINHO, F.S.V. AMARAL, E. Artigo: Aprendizagem baseada em equipes: em baseada em equipes: em baseada em equipes: da teoria à prática da teoria à prática