Apresentação

O PET-Saúde Interprofissionalidade UFG/SMS Goiânia é um projeto da parceria Universidade Federal de Goiás e Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, que foi aprovado pelo Ministério da Saúde por meio do edital n. 10 de 23/07/2018.

O objetivo deste edital, que possui apoio da OPAS, foi “selecionar projetos que promovam a integração ensino-serviço-comunidade, com foco no desenvolvimento do SUS, a partir de elementos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional (EIP), com vistas a implementar os projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação da área de saúde nessa abordagem”.

A proposta aprovada para a UFG foi fruto de uma construção coletiva envolvendo representantes das unidades acadêmicas participantes: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Musicoterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, assim como, a PROGRAD e a SMS.

Os seis grupos tutoriais aprovados para o projeto da UFG no biênio 2019-2020 trabalham em direção aos seguintes objetivos:
- Possibilitar uma visão comum a respeito da EIP e Práticas Colaborativas em Saúde (PCS) com atores no âmbito do ensino, serviço e comunidade.
- Criar ambiência propícia para o desenvolvimento das EIP e PCS e produzir experiências de educação interprofissional que contribuam para induzir propostas institucionalizadas de EIP e PCS.
- Pactuar e aplicar nas unidades acadêmicas componentes curriculares comuns para desenvolver atividades que contemplem a EIP e PCS.
- Mobilizar outros cursos e profissionais de áreas afins, com atuação nos serviços e alinhados com a perspectiva interprofissional e colaborativa
- Promover integração Ensino-Serviço-Comunidade por meio da criação de espaços para socialização e troca de experiências e saberes.
- Elaborar políticas de incentivo à preceptoria na SMS, com vistas à: valorização do preceptor, institucionalização das unidades/territórios escola, à EIP e PCS.