COVID19

Onde conseguir informações sobre o COVID19?

O mundo tem vivido diferente nessas últimas semanas. Não é novidade para ninguém o termo "COVID19". A infecção pelo vírus tem tomado proporções alarmantes e nesse meio, notícias sensacionalistas e sem base científica estão ganhando cada vez mais espaço. Precisamos ser cautelosos e procurar boas fontes. 

O que é o COVID19?

Onde podemos encontrar boas fontes?

O Ministério da Saúde lançou um site só para atualizações pertinentes à doença, tanto com informações para pessoas que não são da área da saúde, quanto para aqueles que precisam se atualizar. Confira aqui

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia também lançou seu próprio site, com foco nas notícias e ações da cidade frente à pandemia. Nele você confere decretos, fluxos e recomendações ao público geral e aos profissionais de saúde! Clique aqui para conferir o site.  

Por fim, recomendamos também um curso lançado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP) e um curso lançado no AVASUS (Vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19). Os curso são voltados para profissionais de saúde e conta com informações atualizadas sobre ações à pandemia e como combater. O tutorial do curso da FMRP/USP pode ser conferido clicando aqui e o do AVASUS pode ser conferido aqui.

Outra ferramenta importante nesse momento é a plataforma PubCovid-19. A plataforma apresenta os artigos publicados sobre COVID-19, indexados nas plataformas Pubmed e EMBASE. A pesquisa é efetuada diariamente.Os artigos são classificados por área temática a partir da leitura do título e abstract. Em cada tema os artigos são apresentados por data de inexação, estando primeiro os mais recentes.

Que possamos juntos combater essa pandemia e defender nosso SUS. Fiquem em casa, aqueles que puderem, e não esqueçam de tomar os devidos cuidados! 

Até logo, petianos.